segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Ruínas da Enfermaria

Nossa Jaguarão
Jauna Canizares
A cidade de Jaguarão está localizada ao sul do Rio Grande do Sul e faz fronteira com a cidade de Rio Branco no país  vizinho , o Uruguai.  São separadas pelo Rio Jaguarão e unidas por uma ponte chamada Ponte Mauá. Esta é o  elo de ligação entre estes dois países, onde as culturas se mesclam, se misturam, formando uma terceira cultura que é a cultura fronteiriça. Esta cidade nasceu de um acampamento militar que defendeu nossas terras, dos invasores uruguaios e sobreviveu a tantas batalhas e hoje é denominada “Cidade Heróica”.
Possui um patrimônio cultural riquíssimo, com prédios  enormes,   lindos e fachadas arquitetônicas. Prédios que possuem uma história de lutas, de batalhas, de vida, de histórias, que muitas vezes fica no esquecimento ou passa despercebido pelos cidadãos.
O vídeo que fiz foi sobre as Ruínas da Enfermaria, que fica localizada no ponto mais alto de Jaguarão, o Cerro da Pólvora,  tendo uma visão privilegiada de toda a cidade, um ponto estratégico para vigiar ( antigamente) a chegada de invasores.  Ao longo dos tempos foi abandonada e depredada, ficando conhecida como “Enfermaria abandonada”  ou ainda “Ruínas da Enfermaria”. Mesmo assim é um ponto turístico visitado por muitos, inclusive cidadãos jaguarense, pois a vista da cidade la de cima é linda é uma visão privilegiada de nossa cidade. Atualmente há um projeto para fazer lá o Museu do Pampa.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário